Você conhece a história do Galo de Barcelos?
- Europax Tour
- há 3 dias
- 3 min de leitura
Atualizado: há 15 horas
Um ícone muito popular no mundo todo, mas você sabe de onde veio e como nasceu esta história? Vamos te contar

A cultura lusitana é repleta de histórias, símbolos e significados que perpassam as lembranças de família, a gastronomia, a arquitetura, o estilo de vida e a forte presença dos costumes do país mundo afora. Entre os ícones da identidade portuguesa, está o Galo de Barcelos, que hoje representa muito mais do que uma peça artesanal ou um monumento histórico, mas carrega a imagem lendária da terrinha.
O que muita gente não sabe é como essa história começou. A lenda conta que o povo da pequena cidade de Barcelos estava preocupado com um crime que havia ocorrido na região e, ainda mais alarmados, porque ninguém sabia quem era o feitor.
Como começou a história
Certo dia, apareceu um peregrino na cidade de Barcelos que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo e apesar dos seus juramentos de inocência, ninguém acreditou que o peregrino se dirigisse a Santiago de Compostela, em cumprimento de uma promessa, e que fosse fervoroso devoto de Santiago, S.Paulo e Nossa Senhora. Por isso, foi condenado à forca. Antes de ser enforcado, pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado que, nesse momento, se banqueteava com alguns amigos. O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para um galo assado que estava sobre a mesa, exclamando: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem”. Risos e comentários não se fizeram esperar mas, pelo sim pelo não, ninguém tocou no galo.

O que parecia impossível tornou-se, porém, realidade! Quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Já ninguém duvidou das afirmações de inocência do condenado. O juiz correu à forca e viu, com espanto, o pobre homem de corda ao pescoço. Todavia, o nó lasso impedia o estrangulamento. Imediatamente solto foi mandado em paz. Passados alguns anos, voltou a Barcelos e fez erguer o monumento em louvor a Santiago e à Virgem.
A lenda ainda conta que, mais tarde, o homem voltou a cidade de Barcelos e esculpiu um cruzeiro em agradecimento a sua salvação.
Como chegar em Barcelos?
Barcelos é um concelho (relativo a município) que pertence ao distrito de Braga, na região Norte do País, também chamada de região do Minho. O distrito de Braga conta com 14 concelhos, 61 freguesias (relativo a bairro) e faz divisa com os distritos de Viana do Castelo, Vila Real e Porto.
Dentro do distrito de Braga, Barcelos fica a 22km do concelho de Braga – que é o concelho principal e distrito ao mesmo tempo, assim como São Paulo e Rio de Janeiro são cidades e estado ao mesmo tempo.
Para quem gosta das cidades históricas, onde parece que é possível caminhar pelos séculos e reviver a história antiga, Barcelos em Portugal é uma linda opção para visitar e se encantar. A cidade oferece turismo cultural e rural, percursos pedestres, espaços culturais, diversos pontos de gastronomia tradicional e eventos ao longo do ano. Veja alguns pontos turísticos para conhecer.
A Europax, através de nosso serviço exclusivo de motorista-guia, pode levá-los a fazer uma imersão na história de Barcelos, conhecendo Braga, Guimarães, Porto e outros roteiros que poderão ser desenhados conforme sua vontade. Consulte-nos tiago.freitas@europax.com.br
Muito Obrigado por seu interesse. Eu sou o Mauro Popovs sou guia de turismo internacional, a serviço da empresa Europax Operadora Turística de Portugal. Nos colocamos á disposição para ajudá-los a fazer a melhor viagem de sua vida.
Commentaires