top of page
  • Facebook
  • Instagram

Açores, o santuário natural Português

  • Foto do escritor: Europax Tour
    Europax Tour
  • 12 de jul. de 2024
  • 10 min de leitura

Richard Gere escolhe as Ilhas de Açores para curtir suas férias com a Família.

ree

Cada vez mais famosos têm escolhido Portugal para desfrutar de momentos em família ou com amigos. Agora, foi a vez do norte-americano Richard Gere visitar o país. Local eleito? Açores, terra de "natureza maravilhosa e tranquilidade", como descreve a revista espanhola Hola.

Alejandra Silva, esposa de Richard Gere, de nacionalidade espanhola, decidiu não deixar apenas entre a família os registos dos (bons) momentos que passou na ilha portuguesa. Nas redes sociais, publicou uma fotografia dos filhos Alexander, de cinco anos, e James, de quatro, perto de uma lagoa de São Miguel.

Na publicação, foram vários os seguidores que perguntaram se a fotografia foi tirada nos Açores, após a revista Hola ter apontado este destino para as férias da família do norte-americano. A revista espanhola destacou que o arquipélago português tornou-se num destino popular na Europa, atraindo muitos famosos pelos seus "encantos naturais e tranquilidade".

Um arquipélago de nove ilhas de natureza em estado puro e um dos maiores santuários de baleias do mundo, com memória geológica de 10 milhões de anos.
ree
Ilha do Corvo, Açores

Algumas pessoas podem não gostar de história, mas eu sou guia e acho muito importante comentar mesmo que rapidamente um pouco sobre como tudo começou.


Para saber um pouco mais sobre a história de Açores

A Região Autónoma dos Açores é um arquipélago português, constituído por nove ilhas principais, divididas em três grupos: Corvo e Flores, no Grupo Ocidental; Faial, Graciosa, Pico, São Jorge, e Terceira, no Grupo Central; Santa Maria e São Miguel, no Grupo Oriental. Como destino turístico, está especialmente vocacionado para o turismo de Natureza, incluindo caminhadas, atividades náuticas, mergulho e observação de cetáceos. É também muito procurado por velejadores, que atracam frequentemente na Marina da Horta, na ilha do Faial.


ree

Fundação: 1439

Área: 2.346 km²

Capitais: Ponta Delgada, Horta, Angra do Heroísmo

Universidade: Universidade dos Açores *Campus de Ponta Delgada

Dados históricos apontam a descoberta em 1427, por Diogo Silves. Alguns anos mais tarde, em 1432, Gonçalo Velho Cabral redescobriu os Açores e descobriu a ilha de São Miguel. Entre 1439 e 1444, apareceram os primeiros povoadores em São Miguel.


Os primeiros povoadores vieram principalmente de Portugal, os locais descritos de onde saíram os povoadores, foram Estremadura, Algarve e Alto Alentejo e, mais tarde, de países como França ( explicação para o nome "Bretanha", uma freguesia situada na costa Noroeste da ilha ), de Flandres e até Árabes Mouros vindos do Norte de Àfrica.


A primeira capital da ilha de São Miguel foi a Vila Franca do Campo, devido à proximidade da povoação, do mar, e pelos campos extensos e férteis. Mas, infelizmente a fase de expansão e prosperidade durou pouco tempo, porque em 1522, um violento tremor de terra destruiu completamente a capital, e aproximadamente 5000 pessoas morreram. Ponta Delgada, localizada a 25 km Oeste da Vila Franca do Campo, já centro do concelho, tornou-se a primeira cidade e capital da ilha em 1546.


No fim do século XVI e principio do século XVII os Açores foi centro de ataques de piratas Franceses, Ingleses e Algérios. Entre 1582 e 1640, Portugal e as ilhas foram ocupados por tropas Espanholas, que utilizaram os Açores como ponto de paragem para reabastecimento de produtos e água para a deslocação à América. Finalmente, em 1640, a independência nacional foi restabelecida e os Açores voltaram para a monarquia Portuguesa.


A origem dos Açores está gravada nos 1766 vulcões que existem neste arquipélago, nove dos quais ainda ativos. De toda esta riqueza natural nasceu o Geoparque dos Açores, integrado na Rede Europeia e Global de Geoparques, o qual visa promover e proteger o património geológico deste arquipélago. Curiosamente é considerado como 01 único Geoparque, embora esteja dividido em 09 ilhas e entre estas 09 ilhas são 121 Geosítios. Para que tenham uma ideia sobre a geo- diversidade vulcânica do lugar onde irão conhecer.


No subsolo, estão assinaladas quase três centenas de cavidades vulcânicas, sob a forma de grutas, algares e fendas. Na paisagem, há caldeiras secas, lagoas em crateras, campos fumarólicos e nascentes termais. No mar, encontramos fontes geotermais submarinas. A majestosa montanha do Pico, de cone ainda intacto, parece proteger todas estas riquezas geológicas. Testemunho do poder da natureza, o vulcanismo do arquipélago impressiona pela diversidade do património geológico da região que reflete uma memória geológica de 10 milhões de anos.

ree

Por se tratar de Ilhas com uma distância considerável entre elas, muitas pessoas tem curiosidades em saber como se forma a economia local e principalmente no começo onde ainda não possuem meios de subsistência.

No meio do século XVI, moradores das ilhas começaram a plantar as primeiras laranjas, o local escolhido foi a ilha de S. Miguel. A produção começou a crescer e no século XVIII as primeiras laranjas foram exportadas para a Inglaterra, tornando-se na principal cultura. Mais tarde, foram exportados para América e para alguns países Europeus.

 

Os primeiros negociantes a fazer o cultivo e posteriormente exportar laranjas foram os moradores estrangeiros da ilha, mas depois os produtores locais, percebendo que era um negócio muito rentável, começaram a produzir e exportar e com isso tornaram-se muito ricos e construíram palácios e solares pela ilha. Em 1842, acidentalmente trazido através das caravelas que vinham do Brasil um inseto chamado "colchanero" (um mosquito que ataca as folhas da laranja), reduziu drasticamente a produção, mais a concorrência do Continente e Espanha, arruinou o negócio da laranja da ilha. Assim, a ilha começou a entrar num período de decadência.


Atualmente a agropecuária, principalmente na região de Ponta Delgada é considerada como o maior polo econômico da ilha, o turismo, o comércio e serviços complementam a economia geral da Ilha.


Como chegar?
ree

As ilhas de Açores recebe voos de diversos locais da Europa, mas ainda é mais recomendável e mais comum a saída de passageiros á partir dos aeroporto de Lisboa.

Entre as distância entre as ilhas são:


A distância entre Lisboa e os Açores, em tempo de voo é de 2h30, em média.

O voo Lisboa até Ponta Delgada (Ilha de São Miguel) demora por volta de 2hs

O voo de Lisboa até Lajes (Ilha Terceira) são 2h45

Lisboa até Horta (Ilha do Faial) 2h40


O retorno do arquipélago para o continente pode ser um pouco mais rápido.

Internamente na ilha, a ligação entre elas também pode ser feita por via aérea e por sinal é o que recomendamos se quiserem poupar tempo. Abaixo, seguem os aeroportos.


  • AEROPORTO DE SANTA MARIA

  • AEROPORTO JOÃO PAULO II

  • AEROPORTO DE TERCEIRA

  • AEROPORTO DA GRACIOSA

  • AEROPORTO DE SÃO JORGE

  • AEROPORTO DO PICO

  • AEROPORTO DO FAIAL

  • AEROGARE DAS FLORES

  • AEROPORTO DO CORVO


Visão das ilhas
ree

ILHA DE SÃO MIGUEL DOS AÇORES


O Arquipélago dos Açores é um dos destinos de natureza mais sublimes, não só de Portugal, mas de todo o mundo. E a Ilha que mais visitantes recebe é a de São Miguel e é muito simples compreender porquê, são as lagoas que outrora foram crateras de vulcões, as florestas únicas com as suas cascatas, miradouros e a vida marinha que permite fazer fabulosos passeios. A nível hoteleiro a ilha também está muito bem, com opções para todos os gostos e valores.

A riqueza e diversidade em plantas e árvores exóticas não sendo possível ficar indiferente à diversidade e quantidade de plantas existentes. Só para terem uma ideia, existem mais de 600 exemplares de camélias.

Uma das paisagens mais emblemáticas de São Miguel, a Lagoa das Sete Cidades é uma maravilha natural composta por duas lagoas coloridas - uma verde e outra azul -situadas no interior de uma cratera vulcânica.


PARQUE TERRA NOSTRA

Situa-se no Vale das Furnas, na cratera de um vulcão adormecido desde 1630 e foi ignorado pelos primeiros povoadores apenas começando a ficar popular apenas no final do séc. XVIII devido ao crescente interesse no uso de águas minerais para tratamento de doenças como o reumatismo e a obesidade.

ree

O tanque de água termal no Parque Terra Nostra é um dos pontos de paragem obrigatória, não fosse o fato de estar a uma temperatura  entre os 35ºC e 40ºC dando a sensação de repouso e relaxamento para além de estar repleto de minerais que ajudam na recuperação de energias.

ree
Registro fotográfico do nosso guia Sr. Léo Toledo

DICA DE OURO


Por se tratar de uma água vulcânica, recomendamos não usar sua roupa de banho preferida ou a mais cara, principalmente aquelas de cores claras, pois é certo que aquela cor que se vê na piscina vulcânica manchará peças com tons mais claros.


INFRA ESTRUTURA HOTELEIRA


Na ilha de São Miguel, por se tratar da Ilha mais visitada entre todas as ilhas, possuem uma infra estrutura maior do que outras. O hotel mais famoso que é Hotel Terra Nostra, colocamos aqui como sugestão.

ree
ree
ree
ree

O que conhecer?

Caldeira Velha

ree
ree

Com 13 hectares, o Monumento Natural da Caldeira Velha localiza-se na vertente norte da Serra de Água de Pau, nas proximidades da Lagoa do Fogo, e ocupa uma área de relevo acidentado, profundamente encaixada num vale de falha, de orientação geral NNO-SSE (nor-noroeste/su-sudeste), rodeada por enormes escarpas. A Caldeira Velha apresenta um conjunto de manifestações de vulcanismo secundário como um campo fumarólico e uma nascente termal férrea que brota de uma fratura, na base de uma espessa escoada traquítica, atualmente com temperaturas a rondar os 32 °C, enquanto na represa, junto à cascata, a água atinge temperaturas de 25 °C a 28 °C. Mais a jusante, há piscinas termais cuja água é aquecida pela fumarola e onde é possível desfrutar de um relaxante banho termal, a temperaturas na ordem de 38 °C.


Poça Dona Beija

ree

Na freguesia da Furnas estão identificados cerca de 40 pontos de águas minerais, desde nascentes a fumarolas. Das nascentes minerais e termais destaca-se a Poça da Beija, nascente de água quente muito apreciada pelas suas propriedades terapêuticas. É um aprazível espaço termal associado ao lazer.


Para quem quer ver baleias

Um dos locais mais importantes do mundo para o avistamento de Cetáceos.

ree

O grupo dos cetáceos inclui baleias, golfinhos e botos. São mamíferos, respiram através dos pulmões, dão à luz como as mulheres inclusive as baleias e os golfinhos dão de mamar às suas crias. Os parentes mamíferos mais próximos dos cetáceos são os “artiodactyls”, que incluem os hipopótamos, camelos e girafas. Atualmente existem 86 espécies marinhas reconhecidas que se dividem em duas sub-ordens: baleias com dentes (odontoceti) e baleias de barbas (mysticeti).

ree

Relação das baleias que poderão ser avistadas, atentem-se apenas nos períodos sazonal de cada tipo de baleia.

ree

BALEIAS FRANCAS Baleia Franca Austral / Baleia Franca Atl. Norte / Baleia Franca Pacífico


BALEIAS COM DENTES

Cachalote / Cachalote Pigmeu / Cachalote Anão / Baleia Piloto Barbatanas Curtas e Longas / Falsa Orca / Orca / Caldeirão


RORQUAL

6 das 11 espécies identificadas nos Açores

Baleia Azul / Baleia Comum / Baleia Sardinheira / Baleia Anã / Baleia de Bryde /

Baleia e Bossad


BALEIAS DE BICO Sowerby / Brainville / Gervais / True / Cuvier / Botinhoso do Norte


GOLFINHOS 

Roaz / Comum / Risso / Riscado / Pintado do Atlântico / Pilot SSP


ree

ree
O que comer?
ree

Diz-se que se produz queijo nos Açores há mais de 500 anos, desde a chegada dos primeiros colonizadores flamengos. E, a bem da verdade, a maioria dos restaurantes açorianos oferece como entrada, para grande gaudio de quem se senta à mesa, uma tábua de queijos, acompanhada dos enchidos e do bom vinho regionais.

O queijo mais conhecido nos Açores é o Queijo de São Jorge, com Denominação de Origem Protegida.. O seu sabor picante, intenso e, sem dúvida, delicioso é verdadeiramente marcante! Fabricado na ilha de São Jorge por mãos habilidosas, tem um tempo de cura mínimo de 3 meses e comporta segredos de produção que o tornam único.

Também já muito reconhecido, o Queijo do Pico, fabricado desde os finais do século XVIII e passado de geração em geração até aos dias de hoje, tem um sabor salgado e intenso que lhe tem conferido muitos apreciadores.

Não poderá, no entanto, deixar de provar a enorme variedade de queijos produzidos noutras ilhas dos Açores, pois garantimos que esta viagem gastronómica pelos queijos açorianos não termina nos mais afamados.


Ilha das Flores
ree
Foto Grupo Europax e Sr. Léo Toledo nosso guia de branco no Poço do Bacalhau

Importante dizer que a ilha das Flores tem sofrido um "boom turístico impressionante nos últimos anos", especialmente no verão é muito importante se planejar com bastante antecedência, pois o volume de turistas nesta época acaba provocando falta de alojamentos e de carros para alugar e, pior ainda, de restaurantes para fazer refeições. Por este motivo nos colocamos sempre á disposição para ajudá-los.

A foto acima foi tirada do grupo da Europax no Poço do Bacalhau. O Poço do Bacalhau fica junto à Fajã Grande e é outro dos ícones paisagísticos da ilha das Flores. Uma cascata com 90 metros de altura, caindo na vertical para uma pequena lagoa rodeada de vegetação endémica, é uma visão impressionante.

Dica Importante

Para uma ótimo registro da cascata com um volume de água como mostrado na foto acima, fique atento ao período sazonal de sua visita na ilha, pois no verão o volume de água pode diminuir, ficando apenas um fino volume de água e não dará o aspecto visual que conseguimos captar nesta foto.


Localizada na costa oeste e na zona central da ilha, esta área possui cerca de 2565 hectares e uma altitude máxima de 768 metros e é constituída por cones vulcânicos, crateras e encostas.

Enquanto na orla costeira noroeste afloram formações geológicas associadas ao vulcanismo submarino das fases iniciais de edificação da ilha, com cerca de 2,5 milhões de anos, na zona do Planalto Central, no interior da ilha, afloram sobretudo formações resultantes de um vulcanismo terrestre mais recente, de idade inferior a 670 mil anos.

A paisagem desta área é dominada pela extensa, declivosa e imponente escarpa que ladeia o lado oriental dos povoados da Fajã Grande e da Fajãzinha. Esta arriba fóssil, com uma altitude máxima de cerca de 300 metros, separa as referidas fajãs do Planalto Central e apresenta inúmeras quedas de água, que alimentam massas de água permanentes na sua base. Estas massas de água são localmente designadas de poços, sendo os mais conhecidos o Poço do Bacalhau e o Poço da Ribeira do Ferreiro, também designado por Lagoa das Patas e Poço da Alagoinha.

ree
Fotos do guia da Europax Léo Toledo
ree

No verão você poderá aproveitar algumas experiências fantásticas, como exemplo: Um mergulho em uma das melhores piscinas naturais em Santa Cruz das Flores.

ree

Facilidades especiais

Acessibilidade

ree

Nosso guia Sr. Léo Toledo com um grupo de Portugueses e um dos nosso clientes em cadeira de rodas, podendo conhecer a Ilha das Flores em Açores.


A Europax possui guias próprios e especialistas no país, acostumados a conduzir a apresentar o país aos Portugueses.

Nossos guias são guias/condutores e isso faz com que o tour seja melhor aproveitado e mais econômico do que contratar um condutor e um guia separados. Um dos nossos guias e também um dos sócios da empresa é o Sr, Eliel Toledo eliel.toledo@europax.com.br





Obrigado por terem chegado até aqui! Eu sou o Mauro Popovs sou guia de turismo a serviço da empresa Europax Operadora Turística de Portugal.. Nos colocamos á disposição para ajudá-los a fazer a melhor viagem de sua vida.

 
 
 

Comentários


bottom of page