O passeio de barco pelo Tejo
- Europax Tour
- 30 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Que tal viajar em uma embarcação de 1949 com fado, vinho e caldo verde.
Uma experiência exclusiva para 15 tripulantes focada nas tradições nacionais. Será uma forma diferente de descobrir o rio.
O Astrolábio fez-se ao mar pela primeira vez 1949 e foi inicialmente idealizado para recolher pescado de outras embarcações para a trazer para rapidamente da terra, mantendo a frescura do peixe. Entretanto, reformado da função original, o seu interior foi renovado para o uso recreativo, embora os traços originais tenham sido recuperados. Agora, está ao cargo dos dois irmãos, que organizaram um passeio pelo Tejo marcado para esta quinta-feira, 30 de maio.
A embarcação é conhecida pelos passeios exclusivos nas Encostas da Arrábida, mas chegou este ano a Lisboa. Esta experiência de duas horas garante um ambiente inesquecível com uma fadista acompanhada pela viola e guitarra portuguesa e a degustação de vinhos regionais. A acompanhar existem o pão, queijos, enchidos, fruta, biscoitos e até caldo verde — a verdadeira essência portuguesa. O embarque tem início às 19h30, mesmo a tempo do pôr do sol.
Ao longo do passeio terá oportunidade de ver a Ponte 25 de Abril, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos e a Praça do Comércio de outra perspetiva. Esqueça as multidões, as passadeiras e a espera pelos sinais verdes — será levado pela brisa e tranquilidade da maré. No Astrolábio, os passageiros têm ao seu dispor uma superfície acolchoada confortável, uma cabine interior e uma casa de banho.
O ponto de encontro é na Doca de Alcântara e a organização aconselha que chegue com dez minutos de antecedência. É ainda recomendado que leve um casaco quente. Se não conseguir marcar presença no feriado de 30 de maio, não se preocupe: a experiência repete-se nos dias 6 e 20 de junho, precisamente nos mesmos horários.
A atividade exclusiva para 15 participantes. As reservas podem ser feitas por telefone.
A Europax consegue atender os interessados tanto em ingressos e organização para qualquer número de pessoas, ou conseguimos organizar grupos com traslado de ida/volta. são vários programas de passeios completos, que variam entre duas a sete horas a bordo. Nas opções estão o Tejo, a baía do Seixal, as praias paradisíacas da Arrábida e Troia.
História das embarcações do Rio Tejo
Durante muito tempo, o termo “barca” era genericamente utilizado nos barcos do Tejo para designar qualquer tipo de embarcação pequena de tráfego fluvial ou de pesca.
Ao longo das diversas fases da expansão marítima quatrocentista e quinhentista, deram-se várias transformações nas embarcações que os portugueses utilizavam.
Segundo os registos da época, em 1552 existiam 1490 barcos de navegação fluvial – barcas e batéis – que serviam a cidade de Lisboa. Na mesma altura, entravam, anualmente, no porto de Lisboa cerca de 1500 naus e outros navios, de todas as partes da cristandade. Estas, ancoradas ao largo, eram abastecidas por diversos tipos de embarcações.
Verifica-se que a partir do início do séc. XVI, as “barcas” começaram-se a diferenciar, devido não só às funções a que se destinavam, como também aos percursos de navegação que utilizavam pelo Tejo.
Subir o rio, entrar nos seus esteios de águas rasas, transportar diferentes tipos de mercadorias, exercer diferentes artes de pesca no rio e no mar, impunha que fossem construídas embarcações que se diferenciavam por terem quilha, meia quilha ou fundo raso, proas curvilíneas ou direitas, para além de todo o tipo de mastros e velame.
Particularmente no rio Tejo, o tráfego fluvial desempenhou desde longa data até meados do séc. XX, um papel importante na ligação entre as duas margens, entre o litoral e o interior, entre a foz e Riba-Tejo, quer no transporte de mercadorias e de pessoas, quer também na faina da pesca no rio ou nas zonas costeiras limítrofes.
O roteiro acima é uma sugestão da Europax, podendo ser adaptado da forma que você quiser. Agradecemos seu interesse em nosso conteúdo e estamos á disposição para atendê-los em breve. Para mais informações, email para tiago.freitas@europax.com.br
Que tal Portugal? Com a Europax!











Comentários